Com o objetivo de instituir o Dia Estadual do Jornalista, a ser comemorado em 4 de maio, e a Semana Estadual do Jornalista, o deputado Karlos Cabral (PSB) apresentou o projeto nº 25371/24. A matéria encontra-se atualmente na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), para ser distribuída a um relator.
Na justificativa, Cabral ressalta que o jornalismo sério e profissional é essencial para a construção de uma sociedade bem informada e participativa, alicerce da democracia. “O jornalista, por meio de um trabalho ético e comprometido com a verdade, atua como um agente de transformação social, promovendo a transparência, o direito à informação e a pluralidade de vozes”, afirma.
O autor afirma ainda que, em um cenário de desinformação e propagação de fake news, a prática jornalística responsável é ainda mais relevante para garantir que a população tenha acesso a fatos e análises de qualidade, que fundamentam a tomada de decisões conscientes, o exercício pleno da cidadania e o respeito aos direitos humanos. “Comemorar o Dia Estadual do Jornalismo é enaltecer essa profissão, que garante um sistema democrático mais claro e transparente para a população goiana”.
A data escolhida, 4 de maio, lembra o nascimento do jornalista Isanulfo de Abreu Cordeiro. Nascido em 4 de maio de 1951, em Campos Belos (GO), ele se mudou para Goiânia ainda na infância, aos 4 anos. Formado em direito e jornalismo, dedicou-se exclusivamente à carreira jornalística. Iniciou sua trajetória no jornal O Popular em 1973, onde desempenhou papel fundamental até 1979, retornando à redação em 1984. Ao longo de sua carreira, ocupou cargos de grande relevância, como editor dos cadernos de Cidades e Política, editor-executivo e, finalmente, editor-chefe, função que exerceu de 1999 a 2007.
No setor público, Isanulfo também teve um papel relevante, sendo chefe do Gabinete de Gestão de Imprensa do Governador entre 2011 e 2014, e, na sequência, assumiu o Gabinete de Gestão de Assuntos Internacionais. Ao longo de sua vida, sempre demonstrou paixão pela leitura, pela língua portuguesa, pelas artes e pela cultura. Isanulfo era um profundo conhecedor de Goiás e de seu povo e cultivava grandes amizades, caracterizadas por sua generosidade e afeto.
Com informações da Agência Assembleia de Notícias