Isolado e sem rumo, Lula 3 vê oposição crescer enquanto Janja vira alvo por gastos excessivos

Lula está sendo avaliado no primeiro momento por especialistas políticos e os resultados não são os mais animadores. Ano que vem é a população que irá avalia-lo.

disparada dos preços dos alimentos e os gastos do governo têm acendido um alerta na população, que vê a atual gestão cada vez mais distante da realidade do cidadão comum. A primeira-dama Janja, em especial, tem sido alvo de críticas devido a seu estilo de vida luxuoso e os altos custos que envolvem sua rotina no Palácio da Alvorada.

Um dos maiores símbolos dessa insatisfação viralizou nas redes sociais. O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) publicou um vídeo irônico que já ultrapassou 30 milhões de visualizações. Nele, o parlamentar finge estar trabalhando em um escritório e, ao olhar para a tela do celular, aparece com a legenda: “Quando estou estressado no trabalho, lembro que tenho duas pessoas para sustentar”. As imagens mostram Lula e Janja, reforçando a ideia de que os gastos do casal presidencial pesam no bolso do contribuinte.

Nikolas ainda ironiza a primeira-dama, chamando-a de “camisa 10” e “faixa”, uma referência ao jogador mais habilidoso de um time de futebol, dando a entender que Janja exerce um protagonismo maior do que deveria dentro do governo.

Lula

Leia também: PT de Goiás busca alianças para garantir palanque a Lula em 2026, mas cenário ainda é incerto

Enquanto isso, a oposição se fortalece, explorando os erros da atual gestão. No campo digital, o governo Lula enfrenta dificuldades, ainda preso a uma comunicação analógica, incapaz de reagir com a mesma força aos ataques recebidos.

O isolamento político de Lula também tem sido apontado por aliados. Em uma carta aberta revelada recentemente, o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, um dos criminalistas mais próximos do PT, traçou um diagnóstico duro sobre o terceiro mandato do petista.

Lula

Leia também: Os gastos de Janja em Roma ganham destaque na mídia e Lula se cala

“O Lula do 3º mandato, por circunstâncias diversas, políticas e principalmente pessoais, é outro. Não faz política. Está isolado. Capturado. Não tem ao seu lado pessoas com capacidade de falar o que ele teria que ouvir. Não recebe mais os velhos amigos políticos e perdeu o que tinha de melhor: sua inigualável capacidade de seduzir, de ouvir, de olhar a cena política”, disse Kakay.

Diante desse cenário, Lula parece cada vez mais sem rumo. Sua habilidade política, antes incontestável, se perdeu no meio da crise. Isolado e sem grandes aliados, sobra apenas Janja ao seu lado—e isso, ao que tudo indica, já lhe é suficiente.

O JANJÔMETRO

“Janjômetro”: site mostra os gastos públicos da primeira-dama Criado pelo deputado estadual de SP Guto Zacarias (União Brasil), o agregador de dados se baseia em reportagens de veículos de comunicação Segundo a plataforma, criada em 28 de novembro, Janja (foto) gastou R$ 63.036.916,95 dos cofres públicos

O deputado estadual de São Paulo Guto Zacarias (União Brasil) criou uma plataforma para monitorar os gastos da primeira-dama Janja Lula da Silva. Deu o nome de “Janjômetro”.

As postagens são sugeridas por leitores com base em reportagens de veículos de comunicação. Segundo a plataforma, criada em 28 de novembro, Janja já gastou R$ 63.036.916,95 dos cofres públicos, majoritariamente em viagens. Segundo o deputado, os dados constam no DOU (Diário Oficial da União) e no Portal da Transparência.

Nas redes sociais, Zacarias diz que tem sofrido ameaças de pessoas ligadas ao governo. “Recebi ataques de todos os lados e até mesmo de ministros do governo federal”. Segundo ele, a primeira-dama também o teria bloqueado nas redes sociais.

JANJÔMETRO” Para utilizar o portal, é necessário cadastrar nome, e-mail e um telefone. Depois que o e-mail é verificado, é possível navegar pelo site e ler as publicações dos veículos de comunicação, uma espécie de clipping –monitoramento de menções feitas a um termo. Há a possibilidade de indicar um gasto feito por Janja, além da opção de ser redirecionado a um grupo no WhatsApp, criado em 14 de novembro. Na descrição, o deputado estadual, integrante do MBL (Movimento Brasil Livre), afirma ser um dos líderes e que ser voz de “milhares de brasileiros” é sua “missão de vida”.

Share Article:

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Política Cruzada: Análise imparcial e atualizada sobre os principais acontecimentos políticos, conectando diferentes perspectivas para uma visão completa.

© Todos os Direitos Reservados!