Governo de Goiás Detecta Irregularidades e Aciona Polícia Civil em Investigação (28) Contra Ex-Presidente da Goinfra

Governo de Goiás deu o pontapé: A Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira (28/01), Lucas Vissoto, ex-presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), durante a operação “Obra Simulada”. A ação investiga um esquema de fraude milionária em contratos firmados entre a Goinfra e uma empresa privada do Distrito Federal para manutenção de prédios públicos nos anos de 2023 e 2024. Ao todo, foram cumpridos 15 mandados de prisão temporária em Goiânia, Anápolis e no Distrito Federal. Até as 8h desta terça-feira, além de Vissoto, outras sete pessoas já haviam sido detidas.

Governo de Goiás Identificou e Denunciou Irregularidades entre 2023 e 2024

O Governo de Goiás destacou, em nota oficial, que as suspeitas de irregularidades foram identificadas por meio de seus sistemas internos de controle e, imediatamente, comunicadas às autoridades policiais para que as providências cabíveis fossem tomadas.

“O Governo de Goiás colaborará e seguirá colaborando ativamente com as investigações, garantindo que os fatos sejam devidamente apurados e que, uma vez comprovadas as irregularidades, todos os envolvidos sejam punidos com rigor”, afirmou o comunicado oficial.

governo

Exonerado em 2024

Lucas deixou a Goinfra depois de ser exonerado em abril de 2024. A mudança na presidência ocorreu depois de o Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) apontar suspeitas de sobrepreço de R$ 62,5 milhões em uma licitação para a compra de aduelas “estruturas pré-fabricadas de concreto armado” do programa Goiás em Movimento Eixo Pontes.

Veja nota completa da Goinfra

Em relação à Operação Obra Simulada, deflagrada pela Polícia Civil de Goiás (PCGO) nesta terça-feira (28/1), o Governo de Goiás esclarece que:

– Conforme divulgado pela PCGO, as suspeitas de irregularidades foram levantadas pelo próprio Governo de Goiás, por meio de seus sistemas internos de controle, e devidamente comunicadas às autoridades policiais para as providências necessárias.

– A gestão estadual tem como premissa tolerância zero com qualquer eventual desvio de conduta no trato do dinheiro público.

– O Governo de Goiás colaborou e seguirá colaborando ativamente com as investigações, de forma que os fatos sejam devidamente apurados e, uma vez comprovadas as irregularidades, todos os envolvidos sejam punidos com rigor”.

Governo: Crimes Investigados e Andamento da Operação em 2025

Segundo a Polícia Civil, Lucas Vissoto está sendo investigado por associação criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e ativa, peculato e fraudes em licitações e contratos administrativos. A corporação ainda não detalhou sua participação específica no esquema, a fim de preservar o andamento das investigações, que continuam em curso, inclusive no Distrito Federal.

Lucas Vissoto, que é servidor de carreira do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), foi exonerado da presidência da Goinfra em abril de 2024 por decreto do governador Ronaldo Caiado. Na época, a exoneração foi registrada como “a pedido”, mas ocorreu em meio ao cancelamento de licitações e contratos suspeitos de irregularidades e sobrepreço.

O ex-presidente da Goinfra ainda não se pronunciou sobre as acusações. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.

Veja também: Deputado Professor Alcides se desfilia do PL em meio a polêmicas e especulações sobre eleições de 2026

Oposição Tenta Politizar o Caso para Atacar Ronaldo Caiado

Com a recente confirmação da candidatura de Ronaldo Caiado à presidência da República, a oposição tem tentado vincular esse caso à sua gestão, em uma clara tentativa de desgastar sua imagem politicamente. No entanto, os fatos demonstram que foi o próprio Governo de Goiás que identificou as irregularidades e acionou as autoridades para garantir uma apuração rigorosa e transparente.

A estratégia de politização, baseada em insinuações e narrativas distorcidas, não encontra respaldo na realidade dos fatos. Caiado tem se destacado por sua postura firme contra a corrupção e pela adoção de medidas que reforçam o controle e a transparência na administração pública. A tentativa da oposição de transformar uma ação de fiscalização eficiente em uma crise política revela mais sobre seus interesses eleitorais do que sobre qualquer falha na gestão do governo goiano.

Veja Mais

Caiado tem 88% de aprovação, de acordo com pesquisa Genial/Quaest

 Publicado em 12 dezembro 2024

A nova pesquisa realizada pelo instituto Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (12/12), revela que o governador Ronaldo Caiado continua com os índices de aprovação mais altos do Brasil, alcançando 88% no levantamento. A Quaest apresenta um panorama detalhado dos governos de Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia e Pernambuco.

“É inegável a força que o governador tem em seu estado. Caiado deve ser um dos governadores mais bem avaliados do país”, afirmou o diretor da Quaest Felipe Nunes, ao comentar a pesquisa em seu perfil no X (antigo Twtter).

Apenas 9% dos entrevistados desaprovaram a gestão do goiano, enquanto 4% não responderam.

A Genial/Quaest também avaliou os governos estaduais em áreas específicas. Em Segurança Pública, a atuação do Governo de Goiás tem 71% de menções positivas (somatório de ‘ótimo’ e ‘bom’). Já na Educação, o percentual chega a 70%, e no quesito Infraestrutura e Mobilidade Urbana, alcança 61%. Nos três setores, Caiado tem o governo mais bem avaliado entre todos os governadores incluídos na pesquisa.

A pesquisa também destaca o bom desempenho do governador de Goiás em áreas como Emprego e Renda, com 61% de avaliação positiva, e Habitação com aprovação de 59%.

Em segundo lugar na pesquisa Genial/Quaest aparece o governador do Paraná, Ratinho Jr., com 81% de aprovação. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ocupa o terceiro posto com 64%, seguido por Tarcísio de Freitas (SP), que registra 61%. Os governadores Jerônimo Rodrigues (BA) e Raquel Lyra (PE) possuem 54% de aprovação cada.

Em Goiás, a pesquisa Genial/Quaest entrevistou 1.100 eleitores. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Desempenho

Na rodada anterior, divulgada pela Quaest em abril, Caiado também se destacava, com 86% de aprovação, 12% de desaprovação e 2% de pessoas que não responderam. A pesquisa mais recente confirma que o governador de Goiás segue com tendência de alta nos índices de aprovação, consolidando posição de destaque nacional.

Share Article:

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Todos os Direitos Reservados!