Hospital da Índia é 1º lugar global em medicina de alta complexidade a baixo custo

Na Índia: Parceria com o Narayana Health permitirá a troca de conhecimento e a implementação de tecnologias inovadoras, que incluem telemedicina e integração de prontuários médicos

O governador Ronaldo Caiado oficializou, nesta segunda-feira (17/02), um termo de cooperação entre o Governo de Goiás e o hospital indiano Narayana Health, referência mundial em medicina de alta complexidade a baixo custo. A parceria foi selada durante visita de uma comitiva goiana à unidade localizada em Bangalore, na Índia.

O acordo prevê a troca de conhecimento e a implementação de tecnologias inovadoras no sistema de saúde goiano. Entre as inovações estão o modelo de gestão Hub and Spoke, que melhora a eficiência dos recursos, além da expansão da telemedicina, integração de prontuários médicos e aprimoramento das cirurgias cardíacas pediátricas.

Leia também: Prefeito surpreende morador que pede limpeza de área e a resposta do prefeito vem às 5h da manhã

“Vamos trazer para Goiás um modelo de saúde que é referência internacional, garantindo atendimento mais ágil e eficiente para os pacientes”, afirmou Caiado. O secretário estadual de Saúde, Rasível Santos, destacou que a parceria ajudará a otimizar a rede hospitalar goiana. “Com essa troca de experiências, podemos agregar valor, reduzir desperdícios e melhorar a eficiência na utilização dos nossos hospitais”, disse.

India

A comitiva contou também com o deputado estadual Lucas do Vale e o prefeito de Rio Verde, Wellington Carrijo. Durante a visita, o grupo conheceu setores estratégicos do Hospital Narayana, como Cardiologia, Terapia Intensiva, Telemedicina e o Centro de Esterilização, além do tratamento inovador CAR-T Cell para leucemias e linfomas, desenvolvido na Índia a custos reduzidos.

Outro destaque foi a plataforma Athma, que unifica informações clínicas dos pacientes, integrando evolução médica, exames e prescrições em um sistema semelhante ao WhatsApp. “Essa parceria coloca Goiás na vanguarda da inovação na saúde pública no Brasil”, concluiu Rasível Santos.

Governador Ronaldo Caiado e representantes de Rio Verde e indianos assinam memorando de entendimento para instalação de fábrica de biometano no Sudoeste Goiano (Fotos: Júnior Guimarães)

O município de Rio Verde, no Sudoeste de Goiás, irá sediar uma fábrica especializada na produção de biometano a partir da vinhaça da cana-de-açúcar. A iniciativa conta com o apoio do Governo de Goiás.

Na quinta-feira (13/02), durante o Invest Goiás, em Nova Délhi, evento que integrou a programação da Missão Índia, um memorando de entendimento sobre o assunto foi assinado pelo governador Ronaldo Caiado, por representantes de Rio Verde e da indústria indiana Raj Process Equipments and Systems.

Caiado destacou a importância do acordo por mostrar ao Brasil e ao mundo que Goiás está na vanguarda da transição energética.

“O biometano é uma alternativa viável e sustentável, e esse acordo com a indústria indiana é mais um passo para consolidarmos nossa liderança nesse setor”, afirmou ele.

O acordo faz parte de um movimento estratégico liderado pelo Governo de Goiás para fomentar o uso de combustíveis renováveis no estado.

Com a previsão da chegada de 500 ônibus movidos a biometano para o transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, a demanda por esse combustível limpo cresce, impulsionando investimentos como o da Raj.

Caiado fecha acordo com indústria da Índia para instalação de fábrica de biometano em Rio Verde
Tratativas com a Raj começaram em 2020. Com parceria formalizada, próximos passos incluem estudos técnicos para viabilizar instalação da fábrica em Rio Verde (Fotos: Júnior Guimarães)

Descarbonização da matriz de transporte

Um desses ônibus já está em teste e, aos poucos, a frota será ampliada, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e promovendo a descarbonização da matriz de transporte.

A escolha de Rio Verde como sede da futura planta industrial não é por acaso. A região possui forte produção sucroalcooleira, com diversas usinas que geram vinhaça — subproduto da fabricação de etanol e matéria-prima essencial para a produção do biometano. Dessa forma, o projeto alinha crescimento econômico, inovação tecnológica e sustentabilidade ambiental.

As tratativas com a Raj começaram em 2020 e, com a parceria formalizada, os próximos passos incluem estudos técnicos para viabilizar a instalação da fábrica em Rio Verde.

Acordo com indústria da Índia trará fábrica de biometano para Rio Verde
Rio Verde foi escolhida para instalação da planta industrial da Raj porque possui forte produção sucroalcooleira, com diversas usinas que geram vinhaça – subproduto da fabricação de etanol e matéria-prima essencial para produção do biometano (Foto: Pixabay)

Referência para abastecimento de frotas

O objetivo é que, nos próximos anos, o biometano produzido no Sudoeste goiano seja referência para abastecimento de frotas em todo o país, impulsionando a economia verde e reduzindo impactos ambientais.

O ex-prefeito de Rio Verde Paulo do Vale e o atual gestor do município, Wellington Carrijo, que estão na Índia e participaram da assinatura do memorando, celebraram o impacto positivo da iniciativa.

“Rio Verde se fortalece como polo de inovação e sustentabilidade. Esse investimento traz oportunidades para a economia local, gera empregos e coloca nossa cidade na rota das soluções energéticas do futuro”, declarou Paulo do Vale.

Parceria

Já o atual prefeito destacou a importância da parceria.

“Estamos trazendo inovação, desenvolvimento e sustentabilidade para nossa cidade. A instalação dessa indústria gerará empregos e fortalecerá ainda mais nossa economia, colocando Rio Verde na vanguarda das energias renováveis”.

Share Article:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Política Cruzada: Análise imparcial e atualizada sobre os principais acontecimentos políticos, conectando diferentes perspectivas para uma visão completa.

© Todos os Direitos Reservados!