Bancada 2025: Fávia Morais amarga derrota na disputa pela liderança do grupo goiano

Deputados de Goiás estão rusgando um pro outro em busca da liderança na bancada

Leia também

A eleição para a liderança da bancada goiana no Congresso Nacional, realizada na última terça-feira (11), segue repercutindo nos bastidores políticos e promete novos capítulos. O deputado federal José Nelto (União Brasil) foi eleito com 7 votos contra 6 da deputada federal Flávia Morais (PDT), que esteve à frente do colegiado nos últimos seis anos. No entanto, o resultado tem sido contestado e pode até ser judicializado.

Segundo apuração é do Mais Goiás, Flávia Morais mantém a expectativa de que uma nova eleição ocorra. O embate envolve divergências sobre a contagem dos votos. Enquanto José Nelto defende a legitimidade do pleito, Flávia argumenta que, caso fossem contabilizados votos de parlamentares ausentes que manifestaram apoio por escrito, ela teria obtido 11 votos.

O desconforto da bancada é porque eles entendem que não foi uma decisão da maioria. A bancada é um colegiado. Alguns parlamentares votaram por escrito, saíram e, na hora, não aceitaram os votos. Então esse é o desconforto. A bancada vai se reunir e decidir, e agora é esperar a próxima semana para conversar”, afirmou a deputada.

bancada

Além disso, Flávia alega que, sem as assinaturas necessárias, o resultado ainda não foi oficializado. “Hoje a CMO [Comissão Mista de Orçamento] não aceita o nome de José Nelto como coordenador porque não tem a assinatura de dois senadores”, destacou.

Já José Nelto criticou a adversária, acusando-a de não aceitar a derrota. “Ela aceitou o resultado na hora, tirou foto, posou com todo mundo e depois articulou um golpe. Agora, quer ficar eternamente no cargo? Isso tem seis anos… tem algo por trás desse desespero”, disse, chamando-a de “ditadora”.

bancada

Com o impasse, a bancada deve se reunir nos próximos dias para decidir os próximos passos, enquanto os desdobramentos da disputa seguem movimentando os bastidores da política goiana.

Oficialmente: Líder

Em entrevista já na função, o novo líder afirmou que sua condução será baseada na responsabilidade e serenidade, com foco em áreas estratégicas para o estado. “Vamos colocar em primeiro lugar os interesses de Goiás: infraestrutura, economia, saúde, educação, energia, moradia e o social”, declarou.

Ele também destacou a importância da articulação entre os governos federal e estadual, reforçando que sua missão será diminuir a tensão política e construir pontes. “A política não pode parar o estado de Goiás nem o Brasil. A governança tem que continuar, independentemente das disputas eleitorais”, afirmou.

Sobre a pré-candidatura do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) à Presidência da República, José Nelto minimizou impactos na relação entre os governos estadual e federal. “Caiado tem o direito de se posicionar. Mas nossa missão na bancada é atuar institucionalmente. Não podemos dinamitar pontes, e sim construí-las”, pontuou.

A disputa foi acirrada

A votação, realizada 3ª feira (11), terminou em 7 a 6 contra a deputada Flávia Morais (PDT), que esteve à frente do grupo por 2 mandatos.

Outros 7 parlamentares se abstiveram ou não participaram do pleito.

A escolha de José Nelto representa mudança na liderança da bancada, que, nos últimos anos, esteve sob o comando de Flávia Morais.

Em 2023, ela venceu a disputa anterior por 11 votos a 6 contra o deputado Professor Alcides (sem partido).

Divisão entre parlamentares goianos

O resultado reflete a divisão entre parlamentares goianos e pode impactar articulações políticas em Brasília.

O líder da bancada é responsável por representar os interesses de Goiás no Congresso e definir prioridades para as emendas de bancada do Estado na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).

Share Article:

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Política Cruzada: Análise imparcial e atualizada sobre os principais acontecimentos políticos, conectando diferentes perspectivas para uma visão completa.

© Todos os Direitos Reservados!