Eduardo Bolsonaro: Na sessão do dia 18, Oposição denunciou “perseguição judicial”

Governistas criticam decisão do deputado de se licenciar do mandato para morar nos EUA

Leia mais

Deputados da oposição criticaram uma “perseguição judicial” contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que decidiu se licenciar do mandato e morar nos Estados Unidos, onde se encontra desde 27 de fevereiro. Já parlamentares do governo disseram que não há perseguição contra ele.

Terceiro deputado mais votado em São Paulo nas últimas eleições, com mais de 700 mil votos, Eduardo Bolsonaro anunciou sua decisão nesta terça-feira (18). Ele acusou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de implantar um regime de exceção no Brasil e disse vai se dedicar integralmente à busca pelas “devidas sanções aos violadores dos direitos humanos”. Também afirmou que vai buscar as “justas punições que Alexandre de Moraes e a Gestapo da Polícia Federal merecem”.

Também nesta terça-feira, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, deu parecer contrário ao pedido do PT para apreender o passaporte de Eduardo Bolsonaro. O partido ingressou com a ação alegando que ele usa suas viagens internacionais para instigar políticos americanos contra o Supremo.

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Carlos Jordy disse que a decisão de Eduardo Bolsonaro foi difícil e dolorosa

Apoio
O deputado Carlos Jordy (PL-RJ), vice-líder da Minoria, disse que Eduardo Bolsonaro tomou uma decisão difícil e dolorosa, mas necessária, de permanecer nos Estados Unidos. “Para seguir na sua luta, na denúncia contra a ditadura! Minha total admiração e respeito por Eduardo Bolsonaro!”

O deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) afirmou que Eduardo Bolsonaro está exilado nos Estados Unidos com medo de ser preso e de ser perseguido. Segundo o deputado Mauricio Marcon (Pode-RS), a decisão de Eduardo Bolsonaro foi “um gesto de amor ao País” que poucos fariam.

Para o líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), é lamentável ver um pai de família ter de ficar em outra nação porque não confia mais na justiça de seu país. “Há harmonia entre os Poderes, quando um se diminui diante do outro? Lógico que não”, disse.

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Discussão e votação de propostas. Dep. Maria do Rosário (PT-RS)

Maria do Rosário disse que o Brasil não será leniente com traidores

Críticas
Para o deputado Paulão (PT-AL), a decisão de Eduardo Bolsonaro demonstrou falta de solidariedade com seu pai. “Ele, como bom filho, poderia estar aqui prestando solidariedade ao pai. Ele correu e pediu uma licença de quatro meses. Que liderança é essa?”, questionou.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) afirmou que Eduardo Bolsonaro não pode se colocar como perseguido no Brasil. “O Brasil não persegue ninguém, mas também não será leniente ou omisso com traidores.”

O deputado Ivan Valente (Psol-SP) classificou como mentira a justificativa de Eduardo Bolsonaro para ficar nos Estados Unidos, alegando que poderia ser torturado no Brasil. “O que ele quer é atacar o Supremo e desmoralizar as instituições brasileiras”, afirmou.

Câmara convoca suplente de Eduardo Bolsonaro, após licença; saiba quem é o deputado que assume

Missionário José Olímpio assumirá a vaga pelo período de 122 dias de afastamento de Eduardo. Parlamentar pediu licença da Câmara para permanecer nos Estados Unidos.

eduardo

Missionário José Olimpio (PL – SP) — Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados formalizou o pedido de licença do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e convocou o suplente dele, Missionário José Olímpio (PL-SP), para assumir a vaga durante o período de afastamento do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Eduardo apresentou na quinta-feira (20) um pedido formal de licença parlamentar por um período total de 122 dias, para morar nos Estados Unidos. No site da Câmara, ele já aparece como “não em exercício”.

Eduardo Bolsonaro anuncia que vai se licenciar do mandato de deputado federal

O afastamento será dividido em duas etapas:

  • 📌 Licença para tratamento de saúde por 2 dias;
  • 📌 Licença para tratar de interesse particular por 120 dias.

Como o período de afastamento supera 120 dias, a convocação de um suplente foi necessária para ocupar temporariamente a vaga.

Olímpio tem o prazo de 30 dias para se apresentar e assumir, temporariamente, o mandato.

Qual é a regra dos suplentes?

🔎Em situações de afastamento para cargos em que a eleição ocorre pelo sistema proporcional, como acontece na Câmara e nas assembleias estaduais e distrital, a regra é que os suplentes serão os candidatos mais bem votados do partido ou da coligação logo depois daqueles que foram eleitos.

No caso de Eduardo Bolsonaro, o primeiro suplente do PL em São Paulo seria o deputado Adilson Barroso. Porém, Adilson já está em exercício no lugar de Guilherme Derrite (PL), atual secretário de Segurança Pública de São Paulo no governo Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Nesse caso, Olímpio, que recebeu 61.938 votos na eleição de 2022, assumirá o lugar de suplente por ser o segundo parlamentar mais votado da legenda entre os que não tem mandato.

Quem é José Olímpio?

Nascido em 1956 na cidade de Itu, no interior paulista, José Olímpio foi vereador por seis mandatos e exerceu dois mandatos como deputado federal, entre 2011 e 2019.

Ligado à Igreja Mundial do Poder de Deus, nas redes sociais o deputado diz lutar “pelos valores cristãos e familiares” e demonstra grande apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em 2014, quando ainda era deputado federal, Olímpio propôs um projeto de lei contra a “nova ordem satânica”. O projeto proibia o implante em seres humanos de identificação em forma de chips e outros dispositivos eletrônicos. O texto não avançou e acabou sendo engavetado.

Atualmente filiado ao PL, Olímpio já passou por diversos partidos como o MDB, PP, DEM e União.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Share Article:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Política Cruzada: Análise imparcial e atualizada sobre os principais acontecimentos políticos, conectando diferentes perspectivas para uma visão completa.

© Todos os Direitos Reservados!